Cuidados Necessários

O homem que vai  fazer vasectomia deve de tomar alguns cuidados,
os quais  são muito importantes antes e depois da  vasectomia

a) Procurar um Urologista com experiência em Vasectomia e Reversão de Vasectomia.
Este profissional poderá lhe dar todo o respaldo para que a sua vasectomia corra de maneira simples e indolor e também estará preparado para lhe orientar no caso de eventuais intercorrências  pós operatórias.

b) Caso tenha alguma doença em tratamento, esta deve ser comunicada ao urologista, pois doenças como diabetes, distúrbios de coagulação e hipertensão arterial podem prejudicar o pós-operatório.

c) Quanto a exames pré-operatórios, estes não são obrigatórios, desde que o paciente não tenha no momento da cirurgia nenhuma doença em tratamento e esteja gozando de boa saúde e não esteja tomando nenhum remédio.

d) O paciente deve apresentar-se no consultório de seu urologista com um acompanhante  de preferência a sua esposa e chegar uns 15 minutos antes da cirurgia para o medico poder passar a rotina da cirurgia e quando vc for para cirurgia , saberá cada coisa que o medico está fazendo .

e) Para a cirurgia propriamente dita, o paciente deve fazer a raspagem dos pêlos pubianos e da bolsa escrotal. Essa raspagem deve ser bem feita, pois os pêlos pubianos atrapalham o ato cirúrgico e é um dos fatores de infecção pós-operatória. Faça a raspagem dos pelos pubianos e da bolsa escrotal cerca de  4 horas antes da cirurgia.

f) No dia da vasectomia e nos dois dias seguintes, programe a sua vida para não ter grandes atividades físicas. Quanto mais repouso, melhor será o seu pós-operatório.

g) Durante a cirurgia procure ficar o mais relaxado possível, pois isto relaxará a bolsa escrotal e facilitará a cirurgia.

h) Ao chegar em casa após a vasectomia, prepare uma bolsa de gelo, coloque-a sobre a bolsa escrotal e deixe-a lá por 2 horas (um saco plástico com 6 a 8 pedras de gelo). Isto diminuirá o edema local e terá efeito anti-hemorrágico.

i) Troque o curativo todos os dias após o banho. O banho pode ser no mesmo dia da vasectomia e com o sabonete de seu uso diário.

j) Após a queda do ultimo ponto, que ocorre em 7 a 10 dias, o paciente já pode voltar à sua vida sexual normal.

k) Voltando à vida sexual, nas primeiras 25/30 relações sexuais ainda pode haver espermatozóide remanescente com risco de gravidez. Essas relações sexuais devem ser realizadas com o uso de método anticoncepcional  e todos os cuidados para não engravidar.

l) Passadas essas 25/30  relações sexuais ou ejaculações, deverá ser feito o exame de espermograma. Somente após um resultado negativo desse exame o paciente estará liberado para vida sexual normal sem mais risco de gravidez.

m) Siga a orientação medicamentosa de seu medico